Fórum - Moodle em Discussão

Estrutura da Plataforma

Estrutura da Plataforma

por Fernando Frazão -
Número de respostas: 14

A estrutura apresentada ainda não é necessariamente a definitiva. 

O que acham da estrutura de categorias/disciplinas apresentada na parte central deste portal? Parece-vos funcional? Que sugestões fariam para melhorá-la?

Em resposta a 'Fernando Frazão'

Estrutura da Plataforma

por Miguel Machado -

Bom dia, penso que a categoria de disciplina na plataforma moodle deverá ser a base do trabalho para a categoria desejada. Por exemplo: penso que dentro da "Categoria" - Educação Física, não deverá haver distinção entre 2º e 3º Ciclos mas existir uma "Disciplina" única, denominada Educação Física, em que é inscrito um professor responsável como "professor" e os restantes professores como "visitantes".

Através deste modelo de actuação na "Disciplina" da plataforma moodle, penso que poderemos iniciar esta nossa viagem até ...

Saudações Desportivas

Miguel Machado

Em resposta a 'Fernando Frazão'

Re: Estrutura da Plataforma

por Sandra Cardoso -
Olá! Não sei se será este o local mais indicado, mas há uma dúvida que gostava de ver esclarecida... Se bem se lembram, na última reunião da equipa coordenadora das TIC, fiquei de iniciar a experiência piloto de inscrição de uma turma na moodle. Acontece que, com a palavra-passe que o Graça disponibilizou, a única coisa que consegui foi inscrever-me a mim como aluna, logo sem acesso ao modo de edição!!!
Por onde vou agora?! Aguardo respostas... beijinhos!
Em resposta a 'Sandra Cardoso'

Re: Estrutura da Plataforma

por Fernando Frazão -

Olá Sandra! De momento a estrutura de que possibilitará o acesso aos alunos ainda não está concluida. Inclusivamente falta colocar as turmas e respectivas disciplinas. Só após esta operação se poderão atribuir os professores responsáveis. O que poderemos fazer é antecipar uma ou outra turma para a tal experiência... Diz-em qual a turma (ou turmas) que logo que possível trataremos disso!

Beijinhos

Em resposta a 'Fernando Frazão'

Re: Estrutura da Plataforma

por Sandra Cardoso -
Olá Fernando!
A turma é o 7ºF. Logo que esteja disponível o acesso, agradeço que me informes (pode ser por mail). Obrigada. Bjs
Em resposta a 'Sandra Cardoso'

Re: Estrutura da Plataforma

por Sandra Cardoso -
Olá outra vez, Fernando!
Já fui à disciplina que criaste para a minha turma, mas parece-me que está a faltar algo fundamental: a discriminação da turma (neste caso é a F), porque professores de Português a leccionar 7º anos não sou só eu! Não te parece? Esclarece-me para que possa avançar... Bjs
Em resposta a 'Sandra Cardoso'

Re: Estrutura da Plataforma

por Fernando Frazão -

Olá Sandra

Depois de muita discussão sobre a melhor forma de organizar o espaço dedicado aos alunos e às turmas, acabamos por concluir não incluir a discriminação das turmas, partindo do princípio que a matéria e actividades numa mesma disciplina/ano serão as mesmas e para não tornar a árvore inicial muito extensa. De qualquer modo, acho que podes testar e depois verificamos se se torna necessário alterar o sistema.

Contamos com os teus/vossos (alunos) feed-backs...

Em resposta a 'Fernando Frazão'

Re: Estrutura da Plataforma

por Manuel Valentim -
Bom dia!
Também eu quero contribuir com algumas sugestões...
Penso que a "parte central deste portal" deveria ter outras informações do agrupamento e ser actualizada frequentemente. Deveria ter "vida". Estamos a começar uma nova dinâmica de escola; queremos que o maior número de pessoas se entusiasmem com esta plataforma; quem a visita, volta segunda vez e ao fazê-lo se a encontrar diferente terá mais uma motivação para repetir...
A frase da semana, a actividade da semana, uma foto, o link para um artigo (de opinião ou outro) pertinente, etc. poderão ser algumas sugestões! A equipa coordenadora da Biblioteca poderá dar um contributo importante.
Quanto às "categorias/disciplinas" penso que poderão ser mais simplificadas. Da forma como está, quando se acrescentar as sub-categorias que faltam (por exemplo as turmas - e as do 1º ciclo também) ficará uma lista muito extensa.
A minha sugestão passa por simplificar e torná-la intuitiva: "órgãos de gestão" (noutra página aparece: conselho executivo, conselho pedagógico, assembleia de escola, etc), "departamentos", "turmas", etc. As últimas três disciplinas poderiam integrar uma categoria "formação" ou "professores" ou "projectos".
Estou somente a pensar alto...
A ideia da turma-piloto é bastante boa. Por um lado dará indicações sobre a forma de tornar esta plataforma útil para os alunos, por outro permitirá corrigir eventuais erros.
Boa semana de trabalho!
Em resposta a 'Manuel Valentim'

Re: Estrutura da Plataforma

por Miguel Machado -

Após várias consultas de outras opiniões, espero que concordem, no 5º ano existirá a disciplina do 5º A e dentro desta disciplina as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, etc...

Aguardo a vossa opinião.

Em resposta a 'Miguel Machado'

Re: Estrutura da Plataforma

por Sandra Cardoso -
Olá Miguel! Cá vai a minha opinião: acho que isso deveria ser feito para todas as turmas, de todos os anos. O Fernando já me explicou que a árvore fica demasiado complexa, mas não faz sentido que os professores partilhem um mesmo espaço (mesmo sendo da mesma disciplina), quando as turmas são diferentes, os ritmos são diferentes, os critérios são diferentes, as aulas são diferentes...
Também pensei que seria uma solução deixar ficar como está e atribuir um tópico a cada turma: cada professor dinamizava, exclusivamente, o tópico reservado à sua turma. O que te parece?
Pessoalmente, não me senti muito bem ao publicar critérios de avaliação num espaço comum, sabendo que há colegas que não partilham da mesma opinião...
Até breve!
Em resposta a 'Sandra Cardoso'

Re: Estrutura da Plataforma

por João Graça -

Olá Sandra, Fraza, Miguel e Valentim. Sou um cavalheiro e como tal primeiro as senhoras.

Tive a oportunidade de conversar na formação do final de dia, com o Miguel, sobre a árvora a adoptar e constatamos que comparativamente a outras escolas a dimensão da nossa não é nada assustadora. Trocamos impressões com o formador e ele foi dessa opinião.

Neste momento o nosso ponto de partida é bom e começo a considerar que a famosa frase " apenas um pequeno arrastar de rato para o AGVV, mas uma grande explosão moodleliana para o AGVV" encaixa na perfeição. Quem foi a ilustre e iluminada figura que pronunciou tal frase?!

No fundo o que considero é que a árvore tem que ser aquilo que realmente ela é..... o nosso agrupamento. Departamentos, 1 ciclo, clubes, .... e com todas as turmas e respectivas disciplinas.

PS: Fica assim decidido?

 

 

Em resposta a 'João Graça'

Re: Estrutura da Plataforma

por Manuel Valentim -
Concordo contigo; primeiro as senhoras.
Agora que já temos a resposta também continuo às ordens.
A tal reunião sai ou não sai? Como eu não tenho reuniões por esta altura estou a precisar de me encontrar...
Cumprimentos